Como poupar energia em casa?

Ao adotar hábitos de consumo sustentáveis e ao comprar aparelhos energeticamente eficientes, estará a poupar não só a sua carteira, mas também o meio ambiente.

Alterar pequenos hábitos do dia-a-dia pode fazer uma grande diferença ao final do ano, na sua carteira e no planeta, pelo que é importante começar já.

Consumir apenas a quantidade de energia que necessita num determinado momento, e fazê-lo de forma mais eficiente possível, é bom para o planeta e também recompensa a sua carteira. Em casa, poupar energia, pode por vezes parecer difícil, mas torna-se mais fácil quando se adotam hábitos de consumo sustentáveis, que ajudam a preservar o ambiente e a baixar as contas de eletricidade.

Para conseguir estas poupanças de energia em sua casa, aparelhos energeticamente mais eficientes tornam-se ferramentas essenciais. Hoje em dia, ter um frigorifico ou um forno elétrico que otimize a utilização de energia que consome ajuda a reduzir significativamente toneladas de gases com efeito de estufa que são constantemente emitidos para a atmosfera e que são causa de fenómenos perigosos para a sociedade, como o aquecimento global.

Quer saber qual é a sua Pegada de Carbono?

No BBVA calculamos as suas emissões de CO2 com base nos seus consumos energéticos e damos-lhe sugestões para que possa adotar novos comportamentos e reduzir as suas despesas em energia.

Poupar energia em casa: reduza o consumo de eletricidade do seu frigorífico

Juntamente com o aquecimento, os eletrodomésticos são a despesa mais significativa de energia numa casa. São tantos, e consomem tanto, que formam uma longa lista na qual se destacam os seguintes: máquina de lavar roupa, ferro de engomar, aspirador, microondas, máquina de lavar louça, televisão, computador, fogão, secador de cabelo, entre outros.

Contudo, entre todos estes aparelhos, existe um rei do consumo de energia: o frigorífico. Os frigoríficos são os aparelhos que mais necessitam de eletricidade, pois funcionam 24 horas por dia e necessitam de grandes doses de energia para manter os alimentos frios. É por isso que é tão importante, ao comprar um novo frigorífico, prestar atenção à sua classificação energética.

Os frigoríficos com uma alta classificação de eficiência energética podem custar um pouco mais no momento da compra. Contudo, isto não é uma despesa importante, mas sim um investimento, devido à poupança de energia que estes frigoríficos trazem. Assim, sempre que poder, verifique se o frigorífico que vai levar para casa tem uma etiqueta "A" ou "B", o que garantirá um impacto menor na sua conta de eletricidade. 

Que temperatura deve manter o seu frigorífico para reduzir o elevado consumo de eletricidade?

Existem certos hábitos de consumo sustentáveis que afetam a forma como utiliza o seu frigorífico e, se os seguir, reduzirá as necessidades de abastecimento energético do mesmo:

  • Não descer a temperatura do frigorífico abaixo dos 5°C. Esta é uma temperatura que é suficiente para manter os alimentos conservados em boas condições. Baixar a temperatura do frigorífico abaixo dos 5°C,  só contribuirá para um consumo extra de energia que o impedirá de poupar energia e, sem razão aparente, aumentará a sua conta de eletricidade no final do mês. Para o congelador, é recomendada uma temperatura de -18°C.
  • A porta do seu frigorífico é um dos principais elementos a ter em consideração quando se trata de controlar o consumo de energia. É particularmente importante evitar hábitos tais como deixar a porta do frigorífico aberta durante muito tempo. Deve também verificar se a borracha à volta dos bordos da porta permanece em perfeitas condições e torna possível selar o frigorífico; pode verificar se um pedaço de papel (um guardanapo, por exemplo) fica preso entre a tira de borracha e o metal do frigorífico quando fecha a porta ou se, por outro lado, não há efeito de vácuo e a folha da porta cai no chão. Lembre-se que se o ar entrar ou sair do frigorífico, será necessária energia extra para atingir uma temperatura de 5°C, não poupando assim qualquer energia.
  • Dentro da sua cozinha, o espaço em que coloca o frigorífico influencia o seu consumo de energia. Se estiver ao sol, ou perto de fontes de calor como o forno, a temperatura externa do frigorífico subirá e terá de consumir muita energia para evitar que estes graus extra afetem os alimentos no seu interior.
  • Não se esqueça de limpar bem o seu frigorífico uma ou duas vezes por ano. Em particular, prestar atenção à parte de trás do aparelho, onde a acumulação de pó e sujidade pode sobreaquecer o frigorífico e alterar o seu correto funcionamento. No que diz respeito ao seu interior, é importante remover frequentemente as camadas de gelo que se formam ao longo do tempo, utilizando sabão e água (para evitar o aparecimento de fungos).
  • Em relação ao gelo, quando comprar o seu frigorífico, verifique se este está equipado com tecnologia "no frost", que não permite a criação de gelo no interior do frigorífico. Ao contrário do que se possa pensar, este gelo não é aconselhável, porque não arrefece, mas atua como elemento isolante, o que dificulta a economia de energia do aparelho. Para além disso, é aconselhável que o frigorífico tenha tecnologia "inversor", capaz de modificar a energia elétrica do seu aparelho de acordo com as necessidades de cada momento.
  • Um grande hábito de consumo sustentável é descongelar os alimentos no frigorífico. Imagine que vai comer carne ao jantar na noite seguinte; se a descongelar no frigorífico durante todo o dia, vai adicionar frio extra aos outros alimentos no frigorífico e o frigorífico vai poupar energia. Por outro lado, evite sempre colocar pratos quentes no aparelho, pois irão exigir mais esforço do seu frigorífico para os arrefecer.
  • Por último, tente não encher completamente o frigorífico, isto impede-o de funcionar de forma otimizada. Além disso, não ponha todos os alimentos de uma só vez ou estará a forçar o frigorífico a produzir um volume extra de frio, o que resultará numa menor poupança de energia.

 

Poupar energia em casa: vigie o consumo do seu forno elétrico

Depois do frigorífico, outro dos grandes inimigos da poupança de energia em casa é o forno elétrico, que é muito mais comum nas casas do que o forno a gás, apesar de este último ser mais eficiente em termos energéticos. A produção de calor e altas temperaturas a partir da eletricidade, que é a base do seu funcionamento, implica sempre custos consideráveis de eletricidade.

No entanto, pode utilizar os seguintes hábitos de consumo sustentável para reduzir a quantidade de energia que utiliza:

  • Eficiência energética: dentro das limitações deste tipo de aparelho, ao comprar ou substituir o seu forno elétrico por um novo, certifique-se de que tem a mais alta classificação de eficiência energética possível.
  • Cozinhar vários alimentos ao mesmo tempo: tentar preparar o maior número possível de alimentos ao mesmo tempo. Além disso, se cortar estes alimentos em pequenas porções, eles exigirão menos tempo de cozedura, pelo que poupará energia. Também reduzirá o tempo necessário para ligar o forno e a eletricidade que este consome se, no caso da preparação de legumes, os introduzir previamente cozidos.
  • Não abra a porta do forno constantemente: quando abre o forno elétrico de vez em quando, o calor acumulado escapa e o aparelho precisa de consumir nova energia para aumentar novamente a temperatura, o que fará aumentar o consumo de eletricidade.
  • Botão "Off": desligar o forno alguns minutos antes do fim da cozedura é uma forma de aproveitar o calor residual criado no interior do aparelho e de poupar energia.
  • Opte por materiais em cerâmica e vidro: recipientes feitos de vidro ou cerâmica atingem a temperatura desejada mais cedo e reduzem o tempo de cozedura.

Queremos ajudá-lo a poupar nos seus consumos diários de energia e encontrar oportunidades de investimento socialmente responsáveis.

Coisas que precisa saber sobre sustentabilidade...

Quer saber mais sobre sustentabilidade?