Sustentabilidade

Por forma a cumprir com o disposto no REGULAMENTO (UE) 2019/2088 DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO de 27 de novembro de 2019 sobre a Divulgação de Informações Relacionadas com a Sustentabilidade no Setor dos Serviços Financeiros, disponibilizamos a seguinte Informação Relacionada com a Integração da Sustentabilidade no BBVA, SA - Sucursal em Portugal. 

Artigo 3º – Transparência das políticas relativas aos riscos de sustentabilidade

O BBVA está ciente do importante papel da banca na transição para um mundo mais sustentável através da atividade financeira. Por este motivo, o BBVA aderiu aos Princípios da Banca Responsável promovidos pela Organização das Nações Unidas, ao pacote climático de Katowice e ao Compromisso Coletivo de Ação pelo Clima. De igual modo, tem a vontade de desempenhar um papel relevante, segundo as exigências da sociedade, e de ajudar os seus clientes na transição para um futuro sustentável. Adicionalmente, o Banco zelará para que a sua atividade seja desenvolvida de acordo com um conjunto de valores, princípios, critérios e atitudes que visem a criação de valor sustentada para os acionistas, colaboradores, clientes e para a sociedade em geral.

Da mesma forma, o BBVA promoverá a implementação e o desenvolvimento de princípios éticos baseados na integridade e na transparência.

O BBVA integra nas suas decisões de investimento os fatores ASG  (Ambientais, Sociais e de Boa Governação). No âmbito do seu compromisso, tem dado passos para integrar critérios não financeiros nas decisões de investimento, no seu acompanhamento e nos processos de controlo e análise de risco. Para tal, considera uma avaliação ASG dos diferentes ativos em que investe, através do serviço de gestão discricionária de carteiras e serviços de consultoria para investimento, de forma a determinar a sua qualidade sustentável, incorporando os critérios próprios da entidade juntamente com informação de fornecedores e / ou analistas especializados no assunto.

Caso o BBVA venha a delegar a gestão dos contratos de gestão discricionária de carteiras na BBVA ASSET MANAGEMENT SGIIC, S.A. (BBVA AM), a política de integração de riscos será a da entidade delegada. Para mais informações consulte aqui.

Artigo 4º - Transparência de impactos negativos em matéria de sustentabilidade ao nível da entidade

O BBVA integra os fatores ASG (Ambientais, Sociais e de Boa Governação) quer nas suas decisões de investimento, quer na prestação de consultoria para investimento. Como consequência, entre outros aspetos, tem em conta tanto o impacto dos riscos de sustentabilidade nos investimentos realizados através do serviço de gestão discricionária de carteiras e na seleção dos ativos sobre os quais presta consultoria em matéria de investimentos, bem como os principais impactos negativos que esses ativos podem ter sobre os fatores ASG.

O BBVA, na tomada de decisões de investimento dos ativos que compõem as carteiras sobre sua gestão e para a seleção dos ativos sobre os quais presta consultoria para investimento, leva em consideração normas, princípios e tratados de amplo consenso internacional sobre o desenvolvimento sustentável e responsabilidade social corporativa, entre os quais:

  • O Pacto Global e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas
  • O Acordo Climático de Paris
  • Acordos da UE sobre esta matéria
  • O código de boa governação da CNMV de Espanha

Adicionalmente, o BBVA aderiu aos Princípios de Banca Responsável promovidos pela Organização das Nações Unidas, ao pacote climático de Katowice e ao Compromisso Coletivo de Ação pelo Clima.

A integração dos riscos e fatores ASG ocorre no processo de seleção e monitorização dos ativos sobre os quais serão tomadas as decisões de investimento ou se vai prestar o serviço de consultoria para investimento. É formalizado através dos respetivos quadros de ação dos diferentes comités de investimento, tendo como referência tanto critérios próprios do banco, como informações de fornecedores e analistas especializados na matéria. Pode encontrar mais informações sobre a Política de Envolvimento do BBVA aqui.

O BBVA, relativamente à sua atividade de gestão discricionária de carteiras desenvolvida em Portugal, embora não a tenha delegado na BBVA Asset Management Gestión, S.A., S.G.I.C. (BBVA AM), recebe apoio do BBVA AM na definição de perfis e estratégias de investimento.

No que diz respeito ao controlo e análise dos principais impactos negativos que as suas decisões de investimento têm nos fatores de sustentabilidade, o BBVA AM realiza um processo de identificação dos principais impactos de acordo com a natureza dos ativos em que investe, definindo as variáveis que considera mais relevantes medir e monitorizar.

Enquanto se aguarda pela aprovação por parte do legislador europeu das normas técnicas relativas ao artigo 4º do Regulamento (UE) 2019/2088 que especifica este tipo de variáveis, o BBVA Sucursal adota o indicador selecionado por BBVA AM, que é a intensidade média de carbono (âmbito 1 e 2) para os investimentos em títulos emitidos por entidades privadas (títulos de dívida) e em fundos de investimento.

Artigo 5º – Remuneração

Entre as políticas de remuneração do BBVA, o Banco possui uma política de remuneração aplicável, com carácter geral, a todos os seus colaboradores e às sociedades que fazem parte do Grupo BBVA (que inclui a política de remuneração aplicável às categorias de pessoal com impacto significativo no perfil de risco “Coletivo Identificado”) e uma política de remuneração aplicável aos Administradores do Banco Bilbao Vizcaya Argentaria, S.A. (a "Política de Remuneração para Administradores do BBVA").

Na sua definição, para além do necessário cumprimento dos requisitos legais aplicáveis às instituições de crédito e às diferentes áreas sectoriais em que o BBVA desenvolve a sua atividade, teve-se em consideração o alinhamento com as melhores práticas de mercado, incluindo na mesma os elementos que visam reduzir a exposição a riscos excessivos e ajustar a remuneração aos objetivos, valores e interesses de longo prazo do Grupo.

Em 2021, o Conselho de Administração, por proposta da Comissão de Remunerações, aprovou uma nova Política de Remuneração dos Administradores do BBVA, a qual, por sua vez, será submetida à aprovação da próxima Assembleia Geral Ordinária de 2021, para a sua aplicação nos anos de 2021, 2022 e 2023.

Um dos elementos fundamentais da nova Política de Remuneração dos Administradores do BBVA é o reforço do alinhamento com a estratégia do Grupo e com a criação de valor a longo prazo. Para o efeito, estabelece um equilíbrio adequado entre as componentes fixa e variável da remuneração, elementos que garantem a gestão prudente do risco, a criação de valor, a sustentabilidade e resistência do modelo de negócio, bem como maior solvência e rentabilidade. No estabelecimento desta Política, o Conselho de Administração e a Comissão de Remunerações consideraram, entre outros, a crescente importância que os riscos relacionados com a sustentabilidade e as mudanças climáticas têm para o Banco e para a sociedade em geral. Para tal, e em consonância com o Plano Estratégico do BBVA, que estabelece a sustentabilidade como uma das suas prioridades estratégicas, o Conselho de Administração está a promover a integração da sustentabilidade e o combate às alterações climáticas no dia-a-dia dos negócios e atividades do Grupo, estabelecendo objetivos que facilitem a sua execução, supervisão e monitorização da sua evolução.

Assim, no âmbito da remuneração, foi incorporado para 2021, um novo indicador relacionado com a Sustentabilidade (Mobilização de financiamentos sustentáveis), diretamente ligado à atividade desenvolvida pelo Grupo para cumprimento aos compromissos assumidos com o mercado em matéria de alterações climáticas, com um peso específico que reforça o compromisso, tanto do Presidente como do Conselheiro Delegado, para que o BBVA atinja os seus objetivos de desenvolvimento sustentável, em linha com a prioridade estratégica do Banco de ajudar os clientes na transição para um futuro sustentável, incorporando assim uma métrica ASG (Ambiente, Social e Governação) no esquema de remuneração variável dos administradores executivos, bem como da Alta Administração e restantes colaboradores da entidade.

Artigo 6º - Informação Pré-contratual

Serviços de Gestão de carteira e de Consultoria para Investimento

  1. Como o BBVA integra os riscos de sustentabilidade nas decisões de investimento O BBVA, ao selecionar os ativos que compõem as carteiras modelo e/ou o conjunto de instrumentos sobre os quais podem ser emitidas recomendações na prestação destes serviços, tem em consideração os riscos ambientais, sociais e de boa governação (conhecidos como riscos “ASG”) com base em critérios de avaliação interna. Essas avaliações tomam como referência quer a publicação de informação relevante pelas sociedades emitentes e/ou gestores das Organismos de Investimento Coletivo em que as carteiras investem, quer as avaliações dos referidos riscos por fornecedores externos. 
  2. Avaliação do impacto dos riscos de sustentabilidade na rentabilidade de produtos financeiros. Risco de sustentabilidade: os ativos em que as carteiras investem e/ou sobre os quais as recomendações podem ser emitidas estão expostos a riscos não financeiros. Entre eles estão os riscos ambientais, sociais e de boa governação. O efeito destas variáveis pode ter um impacto negativo na valorização dos referidos ativos e, portanto, na rentabilidade do investimento. Este impacto pode decorrer da influência destas variáveis não financeiras na atividade económica em que estes ativos investem ou em consequência de uma perceção negativa por parte dos mercados.

Pode encontrar mais informação sobre sustentabilidade em BBVA.com.

Março 2021

Investimento Responsável ASG- Integração dos riscos de sustentabilidade no processo de tomada de decisões de investimento

A Administração do BBVA SEGUROS S.A. DE SEGUROS Y REASEGUROS (BBVA Seguros) aprovou pela primeira vez em 2020 a Política de Investimento Responsável, perfeitamente alinhada com o Grupo BBVA, para o qual a sustentabilidade é uma prioridade estratégica baseada em dois pilares chave:

  • Ação Climática: - Eficiência Energética - Economia Circular - Redução de emissões de carbono
  • Desenvolvimento social inclusivo e sustentável: - Facilitar o acesso a serviços financeiros a coletivos não bancários através de soluções digitais básicas. - Infra-estruturas inclusivas, incluindo serviços básicos e sistemas de transporte. - Apoio a empresários, promoção do crescimento económico e do emprego pleno e produtivo. 

Política de Investimento Responsável procura incluir fatores não financeiros, tanto na tomada de decisões de investimento como na gestão do risco sustentável, como por exemplo:

(A) Ambiental: Associado a riscos potenciais causados pela deterioração ambiental ou alterações climáticas.

(S) Social: Relacionado com a reputação corporativa da empresa e a sua relação com os empregados e outros interessados, assim como o grau de envolvimento da empresa com a sociedade como um todo.

(G) Governação: Estes incluem aspetos relacionados com o correto desempenho da gestão empresarial.

Ao mesmo tempo o BBVA Seguros quer reforçar o seu compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.

Objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU

O BBVA Seguros é uma sociedade integrante do Grupo BBVA que procura maximizar o benefício económico, ambiental e social de uma forma sustentável a longo prazo, demonstrando um firme compromisso com a Agenda 2030, respeitando o Pacto Global das Nações Unidas e a neutralidade climática, em conformidade com o Acordo de Paris.

Com o objetivo de dar uma forma definida e precisa a esta aspiração, a Política de investimento Responsável pretende modificar o processo de investimento no sentido da sustentabilidade e estabelecer princípios de ação na gestão dos investimentos dentro deste âmbito, tendo em conta:

  • Aspetos tradicionais de análise, fundamentalmente os aspetos financeiros das Empresas com visão de rentabilidade e de risco.
  • Aspetos ambientais, sociais e de boa governação empresarial (ASG) determinando um segundo nível de seleção, incorporando critérios extra-financeiros que, em nossa opinião, complementam a análise financeira, ajudando a reduzir riscos e aumentando previsivelmente a rentabilidade.
  • O exercício da propriedade ativa. Diálogo ativo com empresas, numa tentativa de influenciar a sua gestão para que implementem políticas de sustentabilidade; e exercício do direito de voto nas Assembleias de Acionistas, mediante delegação no BBVA.

É assim que o Investimento Socialmente Responsável (ISR) é criado dentro do BBVA Seguros e que nos permite alcançar uma maior eficiência na avaliação do risco das empresas em que investe e ao mesmo tempo, melhorar a rentabilidade a longo prazo de uma forma sustentável.

Informação sobre impactos negativos

O BBVA SEGUROS S.A. DE SEGUROS Y REASEGUROS (doravante BBVA Seguros), no seu processo de gestão de investimentos não terá em conta os impactos negativos das decisões de investimento sobre os fatores de sustentabilidade pelo facto de não dispor de metodologia necessária à medição de tais impactos sobre os ativos em que investe. O BBVA Seguros está a avaliar novas oportunidades nesta área, com a finalidade de poder integrar a médio prazo todos os mecanismos que lhe permitirão avaliar, medir e controlar os impactos negativos das decisões de investimento sobre os fatores de sustentabilidade.

O BBVA Seguros, como sociedade integrante do Grupo BBVA, tem como uma das suas prioridades estratégicas promover o desenvolvimento de soluções sustentáveis nos seus processos internos.

Informação sobre Remuneração relacionados com a Integração dos Riscos de Sustentabilidade

O BBVA tem uma política de remunerações que é geralmente aplicável a todos os seus colaboradores, assim como a todas as sociedades que fazem parte do Grupo BBVA, — incluindo o BBVA SEGUROS S.A. DE SEGUROS Y REASEGUROS (“BBVA Seguros”) — que inclui a política de remuneração aplicável às categorias de pessoal com um impacto significativo no perfil de risco. 

Na sua definição, para além do necessário cumprimento dos requisitos legais aplicáveis às Instituições de Crédito e aos diferentes setores em que o BBVA desenvolve a sua atividade, teve-se em consideração o necessário alinhamento com as melhores práticas de mercado, tendo incluído elementos destinados a reduzir a exposição a riscos excessivos e a ajustar a remuneração aos objetivos, valores e interesses do Grupo, a longo prazo.

Assim, no âmbito retributivo, para o BBVA Seguros, foi incorporado para 2021, um novo indicador relacionado com a Sustentabilidade (Mobilização de financiamentos sustentáveis), diretamente ligado à atividade desenvolvida pelo Grupo por forma a cumprir os compromissos assumidos com o mercado em matéria de alteração climática, tendo um peso específico no reforço do dito compromisso.

Pode encontrar mais informação sobre sustentabilidade em BBVA.com.

Março 2021

Compromisso BBVA 2025: o caminho da sustentabilidade

O Grupo BBVA tem vindo a alinhar progressivamente a sua atividade com o Acordo de Paris, a convenção histórica aprovada em 2015 por 195 países que recomenda medidas de redução de emissão de gases de efeito estufa a partir de 2020 e estabelece metas e medidas para descarbonizar as economias nas próximas três décadas.